Este artigo faz parte da pesquisa teórica intitulada “A semiótica e os Experimentos Mentais no ensino e na aprendizagem em Matemática”. Tem como objetivo apresentar uma reflexão teórica, por meio dos Experimentos Mentais, acerca da operação de Multiplicação com números naturais. os Experimentos Mentais são conceituados como formas que o sujeito tem de representar o próprio pensamento, sendo este colocado como objeto de consideração no desenvolvimento de um conceito, atividade e/ou problema em Matemática, por meio de um contexto teórico bem definido, o qual é chamado de sistema de representação, cumprindo o papel de mostrar a coerência do próprio conceito (ou até mesmo a sua modificação) e verificar a possibilidade de aplicação de tal conceito em contextos diversos. Esses tipos experimentos, no contexto da Educação Matemática, podem ser considerados como uma metodologia alternativa para o ensino de matemática. A aplicação de tal metodologia tem importância no ensino e respectivamente na aprendizagem da Matemática, pois proporciona o desenvolvimento de um ambiente de investigação e de reflexão, trabalhando em universos semânticos distintos, no entendimento da atividade e/ou do problema proposto, gerando debates e contradições
Este blog tem a intenção de reunir um conjunto de informações, textos, artigos, vídeos e notícias sobre o projeto de Pesquisa "Experimentos Mentais na Educação Matemática".
sexta-feira, 21 de julho de 2023
Experimentos mentais na multiplicação de números naturais: reflexões teóricas por meio de uma metodologia alternativa
Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2015); mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011); especialista em Matemática pela Universidade do Grande Rio (1999); e graduado em Matemática pela Universidade Presidente Antônio Carlos de Barbacena (1998). Professor efetivo do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG (UFJF). Coordenador do Curso de Matemática Diurno da UFJF. Professor colaborador do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre - MG). Autor dos livros: "Experimentos Mentais na Educação Matemática: uma analogia com provas matemáticas formais (2018)" e "Corpo Ordenado Completo: Um convite ao Professor de Matemática (2012)". Idealizador da metodologia de ensino – Matemática In Concert, que utiliza a música como instrumento motivacional para o ensino de Matemática. Idealizador do programa de Pós-graduação em Educação Matemática do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário