Apresentamos nesta página, alguns artigos e trabalhos publicados.
O que é um texto de matemática no livro didático? Reflexões teóricas
Matemática é criação ou descoberta? A importância dos Experimentos Mentais
O raciocínio diagramático e os experimentos mentais numa perspectiva semiótica
A Hipótese dos Experimentos Mentais na Construção de Conceitos em Matemática
Os aspectos intensionais e extensionais das equações
Experimentos Mentais e provas matemáticas formais: um olhar semiótico
Os Experimentos Mentais e o princípio da complementaridade
Uma analogia entre os experimentos mentais e provas matemáticas formais
Uma comparação crítica entre a geometria euclidiana e as geometrias não euclidianas: perspectiva para o ensino de geometria
Matemática in concert metodologia lúdica de ensino
Experimentos Mentais e provas matemáticas
Os Números Reais Um Olhar Para as Definições e os Conceitos
Um olhar para as dízimas periódicas: convite ao professor da educação básica
Este blog tem a intenção de reunir um conjunto de informações, textos, artigos, vídeos e notícias sobre o projeto de Pesquisa "Experimentos Mentais na Educação Matemática".
Artigos e trabalhos publicados
Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2015); mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011); especialista em Matemática pela Universidade do Grande Rio (1999); e graduado em Matemática pela Universidade Presidente Antônio Carlos de Barbacena (1998). Professor efetivo do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG (UFJF). Coordenador do Curso de Matemática Diurno da UFJF. Professor colaborador do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre - MG). Autor dos livros: "Experimentos Mentais na Educação Matemática: uma analogia com provas matemáticas formais (2018)" e "Corpo Ordenado Completo: Um convite ao Professor de Matemática (2012)". Idealizador da metodologia de ensino – Matemática In Concert, que utiliza a música como instrumento motivacional para o ensino de Matemática. Idealizador do programa de Pós-graduação em Educação Matemática do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre.
Assinar:
Postagens (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário