Corpo Ordenado Completo: um convite ao Professor de Matemática
Este blog tem a intenção de reunir um conjunto de informações, textos, artigos, vídeos e notícias sobre o projeto de Pesquisa "Experimentos Mentais na Educação Matemática".
sexta-feira, 4 de junho de 2021
domingo, 30 de maio de 2021
O USO DOS EXPERIMENTOS MENTAIS COMO POSSÍVEL METODOLOGIA DE ENSINO.
terça-feira, 28 de julho de 2020
OBJETOS E PROCESSOS: ASPECTOS COMPLEMENTARES NA MULTIPLICAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS NEGATIVOS
Objetos e processos
Este texto é um pequeno extrato da pesquisa teórica em andamento cujo tema é: “A semiótica e os experimentos mentais no ensino e na aprendizagem em matemática”. Nosso objetivo é apresentar uma discussão sobre a distinção que pode ser feita entre processos e objetos no campo da matemática, respectivamente no seu ensino. Esta é uma pesquisa que buscou fundamentar, por meio de estudos em livros textos e artigos, a ideia de que possa existir uma ação no ensino de matemática, em especial, no ensino da multiplicação de números negativos, que transforma objetos em processos e vice-versa. Parte deste empreendimento foi desenvolvida por meio de experimentos mentais que são formas que o sujeito tem de colocar seus próprios pensamentos como objeto de consideração, por meio de uma representação, ancorados na dinâmica do raciocínio diagramático e aportados num sistema de representação consistente.
Este texto é um pequeno extrato da pesquisa teórica em andamento cujo tema é: “A semiótica e os experimentos mentais no ensino e na aprendizagem em matemática”. Nosso objetivo é apresentar uma discussão sobre a distinção que pode ser feita entre processos e objetos no campo da matemática, respectivamente no seu ensino. Esta é uma pesquisa que buscou fundamentar, por meio de estudos em livros textos e artigos, a ideia de que possa existir uma ação no ensino de matemática, em especial, no ensino da multiplicação de números negativos, que transforma objetos em processos e vice-versa. Parte deste empreendimento foi desenvolvida por meio de experimentos mentais que são formas que o sujeito tem de colocar seus próprios pensamentos como objeto de consideração, por meio de uma representação, ancorados na dinâmica do raciocínio diagramático e aportados num sistema de representação consistente.
segunda-feira, 22 de junho de 2020
MATEMÁTICA AFRICANA QUANDO E ONDE?
Matemática africana quando e onde?
“Esta questão parece muito pertinente. Quando e onde está sendo discutida a Matemática Africana no ambiente escolar? Nas aulas de Matemática? Este texto que publicamos no blog está baseado nos trabalhos de conclusão de curso das alunas Ana Cristina e Silvia Patrícia, orientada e co-orientada por mim, que fizeram estudos sobre a Matemática Egípcia no ensino de Matemática e o multiculturalismo com ênfase na introdução da Matemática Africana no ensino”
“Esta questão parece muito pertinente. Quando e onde está sendo discutida a Matemática Africana no ambiente escolar? Nas aulas de Matemática? Este texto que publicamos no blog está baseado nos trabalhos de conclusão de curso das alunas Ana Cristina e Silvia Patrícia, orientada e co-orientada por mim, que fizeram estudos sobre a Matemática Egípcia no ensino de Matemática e o multiculturalismo com ênfase na introdução da Matemática Africana no ensino”
quinta-feira, 28 de maio de 2020
EXPERIMENTOS MENTAIS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM VÍDEO
Aqui vamos apresentar uma série de vídeos cuja intenção é estudar o livro "Experimentos Mentais na Educação Matemática.
LIVRO PARTE 4
LIVRO PARTE 4
segunda-feira, 13 de abril de 2020
RECORDAR É VIVER!
terça-feira, 17 de março de 2020
MATEMÁTICA É UMA CRIAÇÃO OU DESCOBERTA?
Matemática é uma criação ou descoberta? Este pequeno texto faz parte da
pesquisa em andamento que busca entender os aspectos semióticos e o uso
dos experimentos mentais no ensino e na aprendizagem em matemática.
http://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/70
http://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/70
Assinar:
Postagens (Atom)