domingo, 30 de maio de 2021

O USO DOS EXPERIMENTOS MENTAIS COMO POSSÍVEL METODOLOGIA DE ENSINO.

O uso dos experimentos mentais como possível metodologia de ensino da matemática: um olhar epistemológico 

terça-feira, 28 de julho de 2020

OBJETOS E PROCESSOS: ASPECTOS COMPLEMENTARES NA MULTIPLICAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS NEGATIVOS

Objetos e processos

Este texto é um pequeno extrato da pesquisa teórica em andamento cujo tema é: “A semiótica e os experimentos mentais no ensino e na aprendizagem em matemática”. Nosso objetivo é apresentar uma discussão sobre a distinção que pode ser feita entre processos e objetos no campo da matemática, respectivamente no seu ensino. Esta é uma pesquisa que buscou fundamentar, por meio de estudos em livros textos e artigos, a ideia de que possa existir uma ação no ensino de matemática, em especial, no ensino da multiplicação de números negativos, que transforma objetos em processos e vice-versa. Parte deste empreendimento foi desenvolvida por meio de experimentos mentais que são formas que o sujeito tem de colocar seus próprios pensamentos como objeto de consideração, por meio de uma representação, ancorados na dinâmica do raciocínio diagramático e aportados num sistema de representação consistente.

segunda-feira, 22 de junho de 2020

MATEMÁTICA AFRICANA QUANDO E ONDE?

Matemática africana quando e onde?

“Esta questão parece muito pertinente. Quando e onde está sendo discutida a Matemática Africana no ambiente escolar? Nas aulas de Matemática? Este texto que publicamos no blog está baseado nos trabalhos de conclusão de curso das alunas Ana Cristina e Silvia Patrícia, orientada e co-orientada por mim, que fizeram estudos sobre a Matemática Egípcia no ensino de Matemática e o multiculturalismo com ênfase na introdução da Matemática Africana no ensino”

quinta-feira, 28 de maio de 2020

EXPERIMENTOS MENTAIS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM VÍDEO

Aqui vamos apresentar uma série de vídeos cuja intenção é estudar o livro "Experimentos Mentais na Educação Matemática.

LIVRO PARTE 4




segunda-feira, 13 de abril de 2020

RECORDAR É VIVER!




terça-feira, 17 de março de 2020

MATEMÁTICA É UMA CRIAÇÃO OU DESCOBERTA?

Matemática é uma criação ou descoberta? Este pequeno texto faz parte da pesquisa em andamento que busca entender os aspectos semióticos e o uso dos experimentos mentais no ensino e na aprendizagem em matemática.

http://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/70

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

PROGRAMA PAPO RETO


PROGRAMA PAPO RETO

"Tornar a Matemática mais acessível aos estudantes e à sociedade em geral. Essa é a meta dos professores do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Willian José da Cruz e Ana Tércia Monteiro Oliveira" (Reporter: Aline/UFJF) 





(Fotos: Alexandre Dornelas/UFJF)