Este blog tem a intenção de reunir um conjunto de informações, textos, artigos, vídeos e notícias sobre o projeto de Pesquisa "Experimentos Mentais na Educação Matemática".
domingo, 30 de maio de 2021
O USO DOS EXPERIMENTOS MENTAIS COMO POSSÍVEL METODOLOGIA DE ENSINO.
Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2015); mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011); especialista em Matemática pela Universidade do Grande Rio (1999); e graduado em Matemática pela Universidade Presidente Antônio Carlos de Barbacena (1998). Professor efetivo do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG (UFJF). Coordenador do Curso de Matemática Diurno da UFJF. Professor colaborador do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre - MG). Autor dos livros: "Experimentos Mentais na Educação Matemática: uma analogia com provas matemáticas formais (2018)" e "Corpo Ordenado Completo: Um convite ao Professor de Matemática (2012)". Idealizador da metodologia de ensino – Matemática In Concert, que utiliza a música como instrumento motivacional para o ensino de Matemática. Idealizador do programa de Pós-graduação em Educação Matemática do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre.
terça-feira, 28 de julho de 2020
OBJETOS E PROCESSOS: ASPECTOS COMPLEMENTARES NA MULTIPLICAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS NEGATIVOS
Objetos e processos
Este texto é um pequeno extrato da pesquisa teórica em andamento cujo tema é: “A semiótica e os experimentos mentais no ensino e na aprendizagem em matemática”. Nosso objetivo é apresentar uma discussão sobre a distinção que pode ser feita entre processos e objetos no campo da matemática, respectivamente no seu ensino. Esta é uma pesquisa que buscou fundamentar, por meio de estudos em livros textos e artigos, a ideia de que possa existir uma ação no ensino de matemática, em especial, no ensino da multiplicação de números negativos, que transforma objetos em processos e vice-versa. Parte deste empreendimento foi desenvolvida por meio de experimentos mentais que são formas que o sujeito tem de colocar seus próprios pensamentos como objeto de consideração, por meio de uma representação, ancorados na dinâmica do raciocínio diagramático e aportados num sistema de representação consistente.
Este texto é um pequeno extrato da pesquisa teórica em andamento cujo tema é: “A semiótica e os experimentos mentais no ensino e na aprendizagem em matemática”. Nosso objetivo é apresentar uma discussão sobre a distinção que pode ser feita entre processos e objetos no campo da matemática, respectivamente no seu ensino. Esta é uma pesquisa que buscou fundamentar, por meio de estudos em livros textos e artigos, a ideia de que possa existir uma ação no ensino de matemática, em especial, no ensino da multiplicação de números negativos, que transforma objetos em processos e vice-versa. Parte deste empreendimento foi desenvolvida por meio de experimentos mentais que são formas que o sujeito tem de colocar seus próprios pensamentos como objeto de consideração, por meio de uma representação, ancorados na dinâmica do raciocínio diagramático e aportados num sistema de representação consistente.
Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2015); mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011); especialista em Matemática pela Universidade do Grande Rio (1999); e graduado em Matemática pela Universidade Presidente Antônio Carlos de Barbacena (1998). Professor efetivo do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG (UFJF). Coordenador do Curso de Matemática Diurno da UFJF. Professor colaborador do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre - MG). Autor dos livros: "Experimentos Mentais na Educação Matemática: uma analogia com provas matemáticas formais (2018)" e "Corpo Ordenado Completo: Um convite ao Professor de Matemática (2012)". Idealizador da metodologia de ensino – Matemática In Concert, que utiliza a música como instrumento motivacional para o ensino de Matemática. Idealizador do programa de Pós-graduação em Educação Matemática do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre.
segunda-feira, 22 de junho de 2020
MATEMÁTICA AFRICANA QUANDO E ONDE?
Matemática africana quando e onde?
“Esta questão parece muito pertinente. Quando e onde está sendo discutida a Matemática Africana no ambiente escolar? Nas aulas de Matemática? Este texto que publicamos no blog está baseado nos trabalhos de conclusão de curso das alunas Ana Cristina e Silvia Patrícia, orientada e co-orientada por mim, que fizeram estudos sobre a Matemática Egípcia no ensino de Matemática e o multiculturalismo com ênfase na introdução da Matemática Africana no ensino”
“Esta questão parece muito pertinente. Quando e onde está sendo discutida a Matemática Africana no ambiente escolar? Nas aulas de Matemática? Este texto que publicamos no blog está baseado nos trabalhos de conclusão de curso das alunas Ana Cristina e Silvia Patrícia, orientada e co-orientada por mim, que fizeram estudos sobre a Matemática Egípcia no ensino de Matemática e o multiculturalismo com ênfase na introdução da Matemática Africana no ensino”
Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2015); mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011); especialista em Matemática pela Universidade do Grande Rio (1999); e graduado em Matemática pela Universidade Presidente Antônio Carlos de Barbacena (1998). Professor efetivo do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG (UFJF). Coordenador do Curso de Matemática Diurno da UFJF. Professor colaborador do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre - MG). Autor dos livros: "Experimentos Mentais na Educação Matemática: uma analogia com provas matemáticas formais (2018)" e "Corpo Ordenado Completo: Um convite ao Professor de Matemática (2012)". Idealizador da metodologia de ensino – Matemática In Concert, que utiliza a música como instrumento motivacional para o ensino de Matemática. Idealizador do programa de Pós-graduação em Educação Matemática do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre.
quinta-feira, 28 de maio de 2020
EXPERIMENTOS MENTAIS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM VÍDEO
Aqui vamos apresentar uma série de vídeos cuja intenção é estudar o livro "Experimentos Mentais na Educação Matemática.
LIVRO PARTE 4
LIVRO PARTE 4
Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2015); mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011); especialista em Matemática pela Universidade do Grande Rio (1999); e graduado em Matemática pela Universidade Presidente Antônio Carlos de Barbacena (1998). Professor efetivo do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG (UFJF). Coordenador do Curso de Matemática Diurno da UFJF. Professor colaborador do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre - MG). Autor dos livros: "Experimentos Mentais na Educação Matemática: uma analogia com provas matemáticas formais (2018)" e "Corpo Ordenado Completo: Um convite ao Professor de Matemática (2012)". Idealizador da metodologia de ensino – Matemática In Concert, que utiliza a música como instrumento motivacional para o ensino de Matemática. Idealizador do programa de Pós-graduação em Educação Matemática do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre.
segunda-feira, 13 de abril de 2020
RECORDAR É VIVER!
Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2015); mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011); especialista em Matemática pela Universidade do Grande Rio (1999); e graduado em Matemática pela Universidade Presidente Antônio Carlos de Barbacena (1998). Professor efetivo do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG (UFJF). Coordenador do Curso de Matemática Diurno da UFJF. Professor colaborador do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre - MG). Autor dos livros: "Experimentos Mentais na Educação Matemática: uma analogia com provas matemáticas formais (2018)" e "Corpo Ordenado Completo: Um convite ao Professor de Matemática (2012)". Idealizador da metodologia de ensino – Matemática In Concert, que utiliza a música como instrumento motivacional para o ensino de Matemática. Idealizador do programa de Pós-graduação em Educação Matemática do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre.
terça-feira, 17 de março de 2020
MATEMÁTICA É UMA CRIAÇÃO OU DESCOBERTA?
Matemática é uma criação ou descoberta? Este pequeno texto faz parte da
pesquisa em andamento que busca entender os aspectos semióticos e o uso
dos experimentos mentais no ensino e na aprendizagem em matemática.
http://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/70
http://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/70
Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2015); mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011); especialista em Matemática pela Universidade do Grande Rio (1999); e graduado em Matemática pela Universidade Presidente Antônio Carlos de Barbacena (1998). Professor efetivo do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG (UFJF). Coordenador do Curso de Matemática Diurno da UFJF. Professor colaborador do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre - MG). Autor dos livros: "Experimentos Mentais na Educação Matemática: uma analogia com provas matemáticas formais (2018)" e "Corpo Ordenado Completo: Um convite ao Professor de Matemática (2012)". Idealizador da metodologia de ensino – Matemática In Concert, que utiliza a música como instrumento motivacional para o ensino de Matemática. Idealizador do programa de Pós-graduação em Educação Matemática do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre.
segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020
PROGRAMA PAPO RETO
PROGRAMA PAPO RETO
"Tornar a Matemática mais acessível aos estudantes e à sociedade em geral. Essa é a meta dos professores do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Willian José da Cruz e Ana Tércia Monteiro Oliveira" (Reporter: Aline/UFJF)
(Fotos: Alexandre Dornelas/UFJF)
Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2015); mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011); especialista em Matemática pela Universidade do Grande Rio (1999); e graduado em Matemática pela Universidade Presidente Antônio Carlos de Barbacena (1998). Professor efetivo do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG (UFJF). Coordenador do Curso de Matemática Diurno da UFJF. Professor colaborador do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre - MG). Autor dos livros: "Experimentos Mentais na Educação Matemática: uma analogia com provas matemáticas formais (2018)" e "Corpo Ordenado Completo: Um convite ao Professor de Matemática (2012)". Idealizador da metodologia de ensino – Matemática In Concert, que utiliza a música como instrumento motivacional para o ensino de Matemática. Idealizador do programa de Pós-graduação em Educação Matemática do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre.
Assinar:
Postagens (Atom)