sexta-feira, 21 de julho de 2023

Por que √2 é irracional? Buscando explicações nos processos de experimentação mental

 Este artigo é um dos resultados da pesquisa teórica intitulada Os Experimentos Mentais como Metodologia Alternativa para o ensino da Matemática. A intenção deste texto é apresentar uma discussão epistemológica sobre a ideia de números irracionais, destacando a . Neste contexto, apresentamos os Experimentos Mentais como uma possível metodologia alternativa para o ensino da Matemática, auxiliando o debate e levantando contradições e possibilidades na exploração da temática. Esses Experimentos são formas de expor pensamentos por meio de representações como objetos de consideração em uma dada atividade e/ou prova matemática, recorrendo a um contexto teórico bem definido. Tais Experimentos só são possíveis de serem aplicados ao ensino desta ciência se considerarmos que a Matemática é uma atividade semiótica que constrói diagramas, experimenta nesses diagramas e verifica os possíveis resultados.

Acesse o link: Por que √2 é irracional? Buscando explicações nos processos de experimentação mental

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

NOVO ARTIGO PUBLICADO NA RIPEM - REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

 Confira o novo artigo na RIPEM que trata sobre o quadrilátero de Saccheri.





terça-feira, 23 de agosto de 2022

Nova metodologia para o ensino da Matemática é tema de livro

NOVA METODOLOGIA É TEMA DE LIVRO 


“Experimentos mentais: uma nova metodologia para o ensino de Matemática”. Esse é o mais novo livro do professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Willian José da Cruz. Depois de um período de trabalho de quatro anos, a obra será apresentada a professores da educação básica, com o intuito de oferecer a esses profissionais e à comunidade acadêmica processos de experimentação, analogias e criatividade para o desenvolvimento de atividades e/ou conceitos matemáticos em sala de aula.

terça-feira, 16 de agosto de 2022

HOMENAGEM NA CÂMARA MUNICIPAL DE BARBACENA!





 

domingo, 7 de agosto de 2022

LANÇAMENTO NOVO LIVRO - Experimentos Mentais - Uma Nova Metodologia para o Ensino de Matemática

 

Autoria


Dados técnicos

  • 1ª Edição - 2022
  • 144 Páginas
  • ISBN: 9786558421894
  • Formato: 16 x 23

Resenha

O livro "Experimentos Mentais: Uma nova metodologia para o ensino de Matemática", lança um novo desafio para o Ensino desta ciência. Para tanto, considera-se a Matemática como uma atividade semiótica que constrói diagramas, experimenta nesses diagramas e verifica os resultados, dando margem para uma ampliação de conhecimentos e possibilidades, na busca de entender os significados das relações geradas na própria atividade. Nesta perspectiva, toda experiência desenvolvida nesses diagramas e até as suas construções são tipos de Experimentos Mentais. "O verdadeiro ato de aprender é resultado de exercitar o imaginário", como expressou D'Ambrosio no prefácio do livro Experimentos Mentais na Educação Matemática. Ato este que só é possível por meio de tentativas e busca de novas direções, erros e acertos. É um exercício crítico e permanente, cujo resultado é a capacidade de desenvolver pensamentos matematicizados

quinta-feira, 7 de julho de 2022

 



Uma década depois, reparação histórica das cotas ainda não é suficiente

sexta-feira, 4 de junho de 2021

Corpo Ordenado Completo: um convite ao Professor de Matemática