terça-feira, 16 de agosto de 2022

HOMENAGEM NA CÂMARA MUNICIPAL DE BARBACENA!





 

domingo, 7 de agosto de 2022

LANÇAMENTO NOVO LIVRO - Experimentos Mentais - Uma Nova Metodologia para o Ensino de Matemática

 

Autoria


Dados técnicos

  • 1ª Edição - 2022
  • 144 Páginas
  • ISBN: 9786558421894
  • Formato: 16 x 23

Resenha

O livro "Experimentos Mentais: Uma nova metodologia para o ensino de Matemática", lança um novo desafio para o Ensino desta ciência. Para tanto, considera-se a Matemática como uma atividade semiótica que constrói diagramas, experimenta nesses diagramas e verifica os resultados, dando margem para uma ampliação de conhecimentos e possibilidades, na busca de entender os significados das relações geradas na própria atividade. Nesta perspectiva, toda experiência desenvolvida nesses diagramas e até as suas construções são tipos de Experimentos Mentais. "O verdadeiro ato de aprender é resultado de exercitar o imaginário", como expressou D'Ambrosio no prefácio do livro Experimentos Mentais na Educação Matemática. Ato este que só é possível por meio de tentativas e busca de novas direções, erros e acertos. É um exercício crítico e permanente, cujo resultado é a capacidade de desenvolver pensamentos matematicizados

quinta-feira, 7 de julho de 2022

 



Uma década depois, reparação histórica das cotas ainda não é suficiente

sexta-feira, 4 de junho de 2021

Corpo Ordenado Completo: um convite ao Professor de Matemática

domingo, 30 de maio de 2021

O USO DOS EXPERIMENTOS MENTAIS COMO POSSÍVEL METODOLOGIA DE ENSINO.

O uso dos experimentos mentais como possível metodologia de ensino da matemática: um olhar epistemológico 

terça-feira, 28 de julho de 2020

OBJETOS E PROCESSOS: ASPECTOS COMPLEMENTARES NA MULTIPLICAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS NEGATIVOS

Objetos e processos

Este texto é um pequeno extrato da pesquisa teórica em andamento cujo tema é: “A semiótica e os experimentos mentais no ensino e na aprendizagem em matemática”. Nosso objetivo é apresentar uma discussão sobre a distinção que pode ser feita entre processos e objetos no campo da matemática, respectivamente no seu ensino. Esta é uma pesquisa que buscou fundamentar, por meio de estudos em livros textos e artigos, a ideia de que possa existir uma ação no ensino de matemática, em especial, no ensino da multiplicação de números negativos, que transforma objetos em processos e vice-versa. Parte deste empreendimento foi desenvolvida por meio de experimentos mentais que são formas que o sujeito tem de colocar seus próprios pensamentos como objeto de consideração, por meio de uma representação, ancorados na dinâmica do raciocínio diagramático e aportados num sistema de representação consistente.

segunda-feira, 22 de junho de 2020

MATEMÁTICA AFRICANA QUANDO E ONDE?

Matemática africana quando e onde?

“Esta questão parece muito pertinente. Quando e onde está sendo discutida a Matemática Africana no ambiente escolar? Nas aulas de Matemática? Este texto que publicamos no blog está baseado nos trabalhos de conclusão de curso das alunas Ana Cristina e Silvia Patrícia, orientada e co-orientada por mim, que fizeram estudos sobre a Matemática Egípcia no ensino de Matemática e o multiculturalismo com ênfase na introdução da Matemática Africana no ensino”