Matemática africana quando e onde?
“Esta questão parece muito pertinente.
Quando e onde está sendo discutida a Matemática Africana no ambiente
escolar? Nas aulas de Matemática? Este texto que publicamos no blog está
baseado nos trabalhos de conclusão de curso das alunas Ana Cristina e
Silvia Patrícia, orientada e co-orientada por mim, que fizeram estudos
sobre a Matemática Egípcia no ensino de Matemática e o multiculturalismo
com ênfase na introdução da Matemática Africana no ensino”
Este blog tem a intenção de reunir um conjunto de informações, textos, artigos, vídeos e notícias sobre o projeto de Pesquisa "Experimentos Mentais na Educação Matemática".
segunda-feira, 22 de junho de 2020
MATEMÁTICA AFRICANA QUANDO E ONDE?
Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2015); mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011); especialista em Matemática pela Universidade do Grande Rio (1999); e graduado em Matemática pela Universidade Presidente Antônio Carlos de Barbacena (1998). Professor efetivo do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG (UFJF). Coordenador do Curso de Matemática Diurno da UFJF. Professor colaborador do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre - MG). Autor dos livros: "Experimentos Mentais na Educação Matemática: uma analogia com provas matemáticas formais (2018)" e "Corpo Ordenado Completo: Um convite ao Professor de Matemática (2012)". Idealizador da metodologia de ensino – Matemática In Concert, que utiliza a música como instrumento motivacional para o ensino de Matemática. Idealizador do programa de Pós-graduação em Educação Matemática do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre.
quinta-feira, 28 de maio de 2020
EXPERIMENTOS MENTAIS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM VÍDEO
Aqui vamos apresentar uma série de vídeos cuja intenção é estudar o livro "Experimentos Mentais na Educação Matemática.
LIVRO PARTE 4
LIVRO PARTE 4
Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2015); mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011); especialista em Matemática pela Universidade do Grande Rio (1999); e graduado em Matemática pela Universidade Presidente Antônio Carlos de Barbacena (1998). Professor efetivo do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG (UFJF). Coordenador do Curso de Matemática Diurno da UFJF. Professor colaborador do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre - MG). Autor dos livros: "Experimentos Mentais na Educação Matemática: uma analogia com provas matemáticas formais (2018)" e "Corpo Ordenado Completo: Um convite ao Professor de Matemática (2012)". Idealizador da metodologia de ensino – Matemática In Concert, que utiliza a música como instrumento motivacional para o ensino de Matemática. Idealizador do programa de Pós-graduação em Educação Matemática do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre.
segunda-feira, 13 de abril de 2020
RECORDAR É VIVER!
Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2015); mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011); especialista em Matemática pela Universidade do Grande Rio (1999); e graduado em Matemática pela Universidade Presidente Antônio Carlos de Barbacena (1998). Professor efetivo do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG (UFJF). Coordenador do Curso de Matemática Diurno da UFJF. Professor colaborador do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre - MG). Autor dos livros: "Experimentos Mentais na Educação Matemática: uma analogia com provas matemáticas formais (2018)" e "Corpo Ordenado Completo: Um convite ao Professor de Matemática (2012)". Idealizador da metodologia de ensino – Matemática In Concert, que utiliza a música como instrumento motivacional para o ensino de Matemática. Idealizador do programa de Pós-graduação em Educação Matemática do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre.
terça-feira, 17 de março de 2020
MATEMÁTICA É UMA CRIAÇÃO OU DESCOBERTA?
Matemática é uma criação ou descoberta? Este pequeno texto faz parte da
pesquisa em andamento que busca entender os aspectos semióticos e o uso
dos experimentos mentais no ensino e na aprendizagem em matemática.
http://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/70
http://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/70
Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2015); mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011); especialista em Matemática pela Universidade do Grande Rio (1999); e graduado em Matemática pela Universidade Presidente Antônio Carlos de Barbacena (1998). Professor efetivo do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG (UFJF). Coordenador do Curso de Matemática Diurno da UFJF. Professor colaborador do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre - MG). Autor dos livros: "Experimentos Mentais na Educação Matemática: uma analogia com provas matemáticas formais (2018)" e "Corpo Ordenado Completo: Um convite ao Professor de Matemática (2012)". Idealizador da metodologia de ensino – Matemática In Concert, que utiliza a música como instrumento motivacional para o ensino de Matemática. Idealizador do programa de Pós-graduação em Educação Matemática do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre.
segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020
PROGRAMA PAPO RETO
PROGRAMA PAPO RETO
"Tornar a Matemática mais acessível aos estudantes e à sociedade em geral. Essa é a meta dos professores do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Willian José da Cruz e Ana Tércia Monteiro Oliveira" (Reporter: Aline/UFJF)
(Fotos: Alexandre Dornelas/UFJF)
Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2015); mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011); especialista em Matemática pela Universidade do Grande Rio (1999); e graduado em Matemática pela Universidade Presidente Antônio Carlos de Barbacena (1998). Professor efetivo do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG (UFJF). Coordenador do Curso de Matemática Diurno da UFJF. Professor colaborador do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre - MG). Autor dos livros: "Experimentos Mentais na Educação Matemática: uma analogia com provas matemáticas formais (2018)" e "Corpo Ordenado Completo: Um convite ao Professor de Matemática (2012)". Idealizador da metodologia de ensino – Matemática In Concert, que utiliza a música como instrumento motivacional para o ensino de Matemática. Idealizador do programa de Pós-graduação em Educação Matemática do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre.
ENCONTRO TEMÁTICO DA COMUNIDADE NEGRA
https://www2.ufjf.br/noticias/2020/01/29/encontros-tematicos-sobre-a-comunidade-negra-de-juiz-de-fora-e-regiao/
O professor Willian (Lukinha) e os professores Fernanda Thomaz, Zélia da Costa Ludwig, Francione de Oliveira Carvalho, Julvan Moreira de Oliveira, todos da UFJF, juntamente com movimentos negros estudantis da Universidade, lançam o Programa de Extensão sobre a temática da comunidade negra de Juiz de Fora e Região.
O professor Willian (Lukinha) e os professores Fernanda Thomaz, Zélia da Costa Ludwig, Francione de Oliveira Carvalho, Julvan Moreira de Oliveira, todos da UFJF, juntamente com movimentos negros estudantis da Universidade, lançam o Programa de Extensão sobre a temática da comunidade negra de Juiz de Fora e Região.
Foto: Alexandre Dornelas/UFJF
Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2015); mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011); especialista em Matemática pela Universidade do Grande Rio (1999); e graduado em Matemática pela Universidade Presidente Antônio Carlos de Barbacena (1998). Professor efetivo do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG (UFJF). Coordenador do Curso de Matemática Diurno da UFJF. Professor colaborador do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre - MG). Autor dos livros: "Experimentos Mentais na Educação Matemática: uma analogia com provas matemáticas formais (2018)" e "Corpo Ordenado Completo: Um convite ao Professor de Matemática (2012)". Idealizador da metodologia de ensino – Matemática In Concert, que utiliza a música como instrumento motivacional para o ensino de Matemática. Idealizador do programa de Pós-graduação em Educação Matemática do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre.
terça-feira, 26 de novembro de 2019
POR MAIS PROFESSORES NEGROS
Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2015); mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011); especialista em Matemática pela Universidade do Grande Rio (1999); e graduado em Matemática pela Universidade Presidente Antônio Carlos de Barbacena (1998). Professor efetivo do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG (UFJF). Coordenador do Curso de Matemática Diurno da UFJF. Professor colaborador do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre - MG). Autor dos livros: "Experimentos Mentais na Educação Matemática: uma analogia com provas matemáticas formais (2018)" e "Corpo Ordenado Completo: Um convite ao Professor de Matemática (2012)". Idealizador da metodologia de ensino – Matemática In Concert, que utiliza a música como instrumento motivacional para o ensino de Matemática. Idealizador do programa de Pós-graduação em Educação Matemática do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre.
Assinar:
Postagens (Atom)