Confira o novo artigo na RIPEM que trata sobre o quadrilátero de Saccheri.
Este blog tem a intenção de reunir um conjunto de informações, textos, artigos, vídeos e notícias sobre o projeto de Pesquisa "Experimentos Mentais na Educação Matemática".
sexta-feira, 30 de setembro de 2022
NOVO ARTIGO PUBLICADO NA RIPEM - REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
terça-feira, 23 de agosto de 2022
Nova metodologia para o ensino da Matemática é tema de livro
NOVA METODOLOGIA É TEMA DE LIVRO
“Experimentos mentais: uma nova metodologia para o ensino de Matemática”. Esse é o mais novo livro do professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Willian José da Cruz. Depois de um período de trabalho de quatro anos, a obra será apresentada a professores da educação básica, com o intuito de oferecer a esses profissionais e à comunidade acadêmica processos de experimentação, analogias e criatividade para o desenvolvimento de atividades e/ou conceitos matemáticos em sala de aula.
terça-feira, 16 de agosto de 2022
HOMENAGEM NA CÂMARA MUNICIPAL DE BARBACENA!
domingo, 7 de agosto de 2022
LANÇAMENTO NOVO LIVRO - Experimentos Mentais - Uma Nova Metodologia para o Ensino de Matemática
Autoria
Dados técnicos
- 1ª Edição - 2022
- 144 Páginas
- ISBN: 9786558421894
- Formato: 16 x 23
Resenha
O livro "Experimentos Mentais: Uma nova metodologia para o ensino de Matemática", lança um novo desafio para o Ensino desta ciência. Para tanto, considera-se a Matemática como uma atividade semiótica que constrói diagramas, experimenta nesses diagramas e verifica os resultados, dando margem para uma ampliação de conhecimentos e possibilidades, na busca de entender os significados das relações geradas na própria atividade. Nesta perspectiva, toda experiência desenvolvida nesses diagramas e até as suas construções são tipos de Experimentos Mentais. "O verdadeiro ato de aprender é resultado de exercitar o imaginário", como expressou D'Ambrosio no prefácio do livro Experimentos Mentais na Educação Matemática. Ato este que só é possível por meio de tentativas e busca de novas direções, erros e acertos. É um exercício crítico e permanente, cujo resultado é a capacidade de desenvolver pensamentos matematicizados